Atendimento Conta: 31 3892-6500 | 31 3891-5215 | Vazamentos e Plantão: 31 3899-5600

28ac95ed734c9e6852d603a8b9c1d2a8.jpg
5cb5f5e2d4d0af2f00ef0d14fdd7cd95.jpg
22aeef72da3c77d2517fc3bfd1773f30.jpg
Sociedade civil e poder público lançam fórum municipal de lixo e cidadania
17 Agosto
Publicado em Notícias

Sociedade civil e poder público lançam fórum municipal de lixo e cidadania

Aconteceu no último dia 11, ÀS 09 horas, no auditório do Departamento de Economia Rural da UFV, O Seminário Desafios da coleta seletiva com a inclusão dos catadores e das catadoras juntamente ao lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC) de Viçosa. As Associações de Catadores constituídas em Viçosa, ACAT e ACAMARE fizeram parte do público presente ao evento. (foto acima) O evento contou com a participação dos representantes nos níveis Federal, Estadual, Municipal e diversas entidades públicas e privadas da região, Movimento Nacional dos Catadores de Matérias Recicláveis além da comunidade viçosense e universitária. O Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Gabriel Pereira de Mendonça, durante sua fala aos presentes. O Fórum já acontece em vários municípios do Brasil, e é preconizado no Fórum Nacional de Lixo & Cidadania, realizado em 1998 pela UNICEF, a erradicação da dramática situação do trabalho de crianças e adolescentes no lixo; inserir socialmente e economicamente os catadores de materiais recicláveis; mudar radicalmente a forma adotada para a destinação de lixo no Brasil dentre outras. Mesa de abertura do evento Em síntese o fórum propõe um modelo de gestão dos resíduos, incorporando ampla participação dos setores da sociedade na implantação…
SAAE anuncia mudança na coleta seletiva que beneficiará a reciclagem
03 Julho
Publicado em Notícias

SAAE anuncia mudança na coleta seletiva que beneficiará a reciclagem

Em: 03/07/2017 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, se reuniu no dia 23 de junho, sexta-feira, com diretoras e supervisoras das escolas municipais, em encontro promovido pelo SAAE e DEMA para discutir possíveis modificações no plano pedagógico das escolas com a inclusão do tema lixo e reciclagem. O diretor da Autarquia anunciou os planos de modificações no sistema de coleta de lixo em Viçosa para 2018. O Diretor Presidente Rodrigo Bicalho e Martinho de Almeida, Diretor de Limpeza Pública, mostraram os problemas enfrentados pela Autarquia com o lixo nas ruas. Em junho de 2016, a Autarquia modificou os horários e áreas de coleta, visando dar eficiência ao sistema, porém o descarte de resíduos mal acondicionados, fora dos horários ou dias de coleta estão dificultando os esforços do poder público, deixando algumas áreas do município muito sujas, apesar da coleta realizada. Técnicos da Autarquia vinham visitando outras cidades buscando iniciativas de sucesso nessa área. Por exemplo, o município de Itaúna que tornou-se referência com uma taxa de reciclagem de 23% dos resíduos coletados, correspondendo a 170 toneladas mensais de lixo, que deixam de ser descartadas no aterro sanitário mensalmente. No mês de abril deste ano, a Autarquia…
NOTA OFICIAL - Obra na Jacob Lopes de Castro
03 Julho
Publicado em Notícias

NOTA OFICIAL - Obra na Jacob Lopes de Castro

A Prefeitura de Viçosa e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto informam à população que, por ocasião da fiscalização na obra de construção da galeria em tubo Armco realizado na Avenida Jacob Lopes de Castro, foram constatados problemas técnicos e construtivos que comprometem a estrutura física da tubulação, com possibilidade de afundamento da via e consequente rompimento da adutora de abastecimento de água potável. Em função dos problemas apresentados, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (29), no Centro Administrativo, entre técnicos e diretores do SAAE, do Instituto Municipal de Planejamento (IPLAM), da Secretaria Municipal de Obras, da Procuradoria Geral e da Superintendência de Gestão Pública e Governança, decidiu-se pelas seguintes providências: 1) Na tarde desta quinta-feira ocorrerá a interdição parcial da Avenida Jacob Lopes de Castro, visando segurança no ponto onde foram detectados início de afundamento da via. Portanto, o trânsito será permitido somente em meia pista; 2) O SAAE realizará a interrupção do fluxo de água da adutora neste trecho, por medida de segurança, e o desvio da mesma; 3) Ainda no dia de hoje a empresa responsável pelas obras, Construtora e Imobiliária Feranto Ltda., será formalmente notificada da necessidade de observância dos limites da contratação e…
Ampliação da ETA II Violeira garantirá o abastecimento Municipal
09 Junho
Publicado em Notícias

Ampliação da ETA II Violeira garantirá o abastecimento Municipal

Descrição da foto acima: Na parte de cima, à esquerda - novo filtro, na parte debaixo novos floculadores. A Estação de Tratamento de Água da Violeira, ETA II, foi inaugurada no ano de 1992, com vazão inicial de 50 litros por segundo. Da inauguração até o ano 2010, a ETA II passou por modificações pontuais chegando a tratar 100 litros por segundo em média. O aumento da população e seguidas baixas no manancial do Ribeirão São Bartolomeu, (que abastece a ETA I – Bela Vista), fez que a ETA II - Violeira, assumisse papel principal no abastecimento municipal, necessitando de ampliação urgente. O executivo municipal e a Autarquia em 2015, conseguiram junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata, SUPRAM, a aprovação da ampliação da outorga de captação na Bacia do Turvo Sujo (que abastece a ETA II) de 100 litros por segundo para 250 litros por segundo. Em tempo recorde, diretoria e a equipe técnica da Autarquia conseguiram elaborar as adequações no projeto da ETA II em 2016, realizando as licitações e iniciando as obras de ampliação no mesmo ano. De julho de 2016 até este mês, foram construídos um novo filtro, uma…
Página 1 de 3

Mais lidas

Parceiros