Atendimento Conta: 31 3892-6500 | 31 3891-5215 | Vazamentos e Plantão: 31 3899-5600

22aeef72da3c77d2517fc3bfd1773f30.jpg
5cb5f5e2d4d0af2f00ef0d14fdd7cd95.jpg
28ac95ed734c9e6852d603a8b9c1d2a8.jpg
Obras da Avenida Jacob Lopes de Castro serão finalizadas na próxima semana
23 Outubro
Publicado em Notícias

Obras da Avenida Jacob Lopes de Castro serão finalizadas na próxima semana

A Prefeitura de Viçosa informou que na próxima semana (30/10 a 03/11) as obras da galeria de águas pluviais da Avenida Jacob Lopes de Castro estarão completamente finalizadas. De acordo com o Superintendente de Gestão Pública e Governança Luciano Piovesan Leme nesta semana os serviços de aterro, compactação e limpeza da área estarão concluídos, e na próxima semana serão realizados os serviços de pavimentação asfáltica para recomposição do piso no local. A Prefeitura de Viçosa realizou licitação para contratação de uma empresa especializada em engenharia civil para execução de bueiro em tubo armco, na Avenida Jacob Lopes de Castro, com seção circular de 2,80 mts. de diâmetro e 20 metros de comprimento, incluindo alas de contenção em concreto armado nas cabeceiras, para um sistema de drenagem de águas pluviais, por meio do processo 1155/2016, contrato de execução 158/2016, no valor de R$ 181.462,91 (cento e oitenta e um mil quatrocentos e sessenta e dois reais e noventa e um centavos), cuja empresa vencedora foi a Construtora Feranto Ltda/EPP. Após a realização das obras pela empreiteira, uma parte lateral da via apresentou rachaduras e afundamentos e os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, do IPLAM e do SAAE juntos reuniram-se com…
Decreto oficializa criação da APA São Bartolomeu
01 Novembro
Publicado em Notícias

Decreto oficializa criação da APA São Bartolomeu

Após definição da APA, plano de manejo vai estabelecer normas para uso da área e valorizar os produtores rurais que protegem as nascentes. Novidade aguardada pela população desde a década de 1980, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu está oficializada. O Decreto nº 5.124/2017, que determina a criação, foi assinado pelo prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, nesta segunda-feira (23/10). Com extensão de aproximadamente 3.600 hectares, a APA agora regulamentada tem por objetivo a proteção dos recursos hídricos existentes e normatização do uso da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu, com garantias adequadas de proteção. A preocupação em proteger o Ribeirão e seus arredores, fonte rica de água potável, vem de longa data no município de Viçosa. A discussão iniciou-se em 1989, quando o então prefeito Antônio Chequer decretou a preservação permanente da água potável existente na bacia hídrica do Ribeirão São Bartolomeu. A partir da criação do decreto, a administração municipal atual dá prosseguimento às questões que vão definir o manejo correto em setores específicos na extensão da APA, com o objetivo de proteger a geração de água potável e valorizar os produtores rurais que cuidam das nascentes. O prefeito Ângelo Chequer comemora mais um passo no…
“Projeto Vencer” oferece inclusão por meio do esporte
01 Novembro
Publicado em Notícias

“Projeto Vencer” oferece inclusão por meio do esporte

Desenvolvido pela Prefeitura de Viçosa em parceria com a Apae, a iniciativa atende crianças com deficiência oferecendo atividades físicas Com o objetivo de promover inclusão, melhoria na qualidade de vida e saúde, crianças com deficiência atendidas pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Viçosa praticam atividades físicas regulares por meio do Projeto Vencer. Realizado pela administração municipal por meio do Departamento de Esportes; em parceria com a entidade há quatro anos, o projeto atende cerca de 30 crianças que já são assistidas pela Apae, com atividades extras para o estímulo do maior desenvolvimento das crianças. A Coordenadora Pedagógica, Maria da Conceição soares, informa que para as crianças que sofrem com paralisia cerebral e outros severos comprometimentos, com idade entre 9 a 10 anos, são oferecidas atividades recreativas. Já as crianças, com idade entre 11 e 13 anos, que tem comprometimentos como paralisia cerebral e com autismo participam de aulas de basquete. Entre as ações oferecidas pelo Projeto Vencer, brincadeiras e atividades sonoras também são oferecidas para as crianças como forma de estímulo para o desenvolvimento. Segundo a estagiária Débora Germano que está no projeto desde agosto deste ano, já percebe progressos na vida das crianças atendidas. "Quando…
Projeto Rio Vivo será implantado no Município de Viçosa
31 Outubro
Publicado em Notícias

Projeto Rio Vivo será implantado no Município de Viçosa

Na foto acima: Iolanda Gonçalves - Diretora de Meio Ambiente (DEMA), Marcos Fialho -Secretário Municipal de Agricultura de Viçosa e Rodrigo Bicalho - Diretor Presidente do SAAE. Ao fundo: Marcelo Libânio e Gilberto, ambos da EMATER-Viçosa. O Projeto Rio Vivo é uma ação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH – PIRANGA), com o apoio da Prefeitura Municipal Viçosa e SAAE. O Projeto visa ações de recuperação de olhos d’água e de áreas de recarga, de saneamento rural e redução da geração de sedimentos, aliadas a educação ambiental para melhorias no meio ambiente do município de Viçosa. Os recursos são da cobrança das outorgas pelo uso da água da bacia. Visando o início do “Projeto Rio Vivo”, ocorreu no dia 11/10/2017, no auditório do SAAE Viçosa, reunião com a presença de profissionais do SAAE, EMATER, Secretaria de Agricultura de Viçosa, Departamento de Meio Ambiente (DEMA) e a equipe técnica da Fundação Educacional de Caratinga (FUNEC) que apresentou as diretrizes do “Projeto Rio Vivo”. A FUNEC foi contratada pelo Instituto BioAtlântica – Agência da Bacia Hidrográfica do Doce (IBIO-AGB Doce) para efetuar o diagnóstico hidro ambiental das propriedades rurais a montante dos pontos de captação de água para abastecimento…

Mais lidas

Parceiros