“Projeto Vencer” oferece inclusão por meio do esporte

“Projeto Vencer” oferece inclusão por meio do esporte

Desenvolvido pela Prefeitura de Viçosa em parceria com a Apae, a iniciativa atende crianças com deficiência oferecendo atividades físicas

Com o objetivo de promover inclusão, melhoria na qualidade de vida e saúde, crianças com deficiência atendidas pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Viçosa praticam atividades físicas regulares por meio do Projeto Vencer. Realizado pela administração municipal por meio do Departamento de Esportes; em parceria com a entidade há quatro anos, o projeto atende cerca de 30 crianças que já são assistidas pela Apae, com atividades extras para o estímulo do maior desenvolvimento das crianças.

A Coordenadora Pedagógica, Maria da Conceição soares, informa que para as crianças que sofrem com paralisia cerebral e outros severos comprometimentos, com idade entre 9 a 10 anos, são oferecidas atividades recreativas. Já as crianças, com idade entre 11 e 13 anos, que tem comprometimentos como paralisia cerebral e com autismo participam de aulas de basquete. Entre as ações oferecidas pelo Projeto Vencer, brincadeiras e atividades sonoras também são oferecidas para as crianças como forma de estímulo para o desenvolvimento.

Segundo a estagiária Débora Germano que está no projeto desde agosto deste ano, já percebe progressos na vida das crianças atendidas. "Quando comecei, percebia a dificuldade delas em se movimentarem, mas gradualmente por meio do esporte já se percebe avanços como, por exemplo, estímulo de movimento. Antes elas sentiam muitas dificuldades, e agora já conseguem movimentar a bola", afirma Débora Germano.

Um exemplo de bons resultados é o avanço no desenvolvimento do pequeno Thiago Aparecido Bernadete,13 anos. Sua avó Maria, conta que observa muitas melhorias no Neto desde que começou a participar do Projeto Vencer. “Para mim é uma grande satisfação ver o Thiago superar obstáculos, antigamente ele arrastava pelo chão e atualmente ele anda, sobe escadas, movimenta bastante,por meio do Projeto Vencer. Sei que ele vai melhorar cada dia mais com as atividades oferecidas aqui que é muito importante para as famílias”, opinou Dona Maria. As crianças atendidas pela Apae interessadas em participar do projeto podem se inscrever na própria escola.