Atendimento Conta: 31 3892-6500 | 31 3891-5215 | Vazamentos e Plantão: 31 3899-5600

5cb5f5e2d4d0af2f00ef0d14fdd7cd95.jpg
28ac95ed734c9e6852d603a8b9c1d2a8.jpg
22aeef72da3c77d2517fc3bfd1773f30.jpg

Coleta

Coleta
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, em cumprimento à Lei Federal n° 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual estabelece a responsabilidade compartilhada entre a Autarquia e os usuários sobre os resíduos produzidos no Município, esclarece que:

- Compete a Autarquia a coleta, a remoção e a destinação final dos resíduos sólidos.

- Compete ao usuário o correto armazenamento, acondicionamento e descarte, nos dias, horários e locais estabelecidos.

- Compete aos coletivos de moradias e/ou comércios prover de recipientes em quantidade, volumes e estado adequados para o acondicionamento dos resíduos sólidos (contêineres), sendo este usuário responsável pela colocação em dias e horários estabelecidos e pela retirada, guarda e limpeza após a coleta.

A logística da coleta de resíduos sólidos pela Autarquia busca melhorar gradativamente a eficiência, a otimização, a economia e a valorização de seus servidores. Atualmente, na coleta convencional são utilizados caminhões compactadores e triciclos, sendo que estes últimos foram adotados como forma de auxílio na coleta, evitando o desgaste físico dos servidores.

A Diretoria de Limpeza e Conservação Urbana afirma a necessidade de colaboração dos seus usuários, evitando descartar os resíduos fora do horário e em locais inapropriados.

Veja os horários de coleta no link abaixo: Clique aqui para ter acesso aos horários

Reciclagem 
São recolhidos, em média, 52 toneladas de resíduos sólidos por dia no município de Viçosa. Deste total, 95 % são encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal e 5 % são enviados as Associações de Catadores (ACAMARE e ACAT), onde são triados, prensados e comercializados.

A Diretoria de Limpeza e Conservação Urbana salienta que está previsto para o ano de 2018 a ampliação da coleta e do tratamento dos resíduos potencialmente recicláveis.

Pontos de Triagem
Os resíduos sólidos provenientes da coleta seletiva são encaminhados às Associações de Catadores (ACAMARE e ACAT).

A ACAMARE está situada na Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa, próximo ao trevo de São José do Triunfo (Fundão) e a ACAT tem sua sede localizada no galpão da Sociedade São Vicente de Paula, no final da rua Santana – Centro.

As duas associações, em parceria com a Autarquia, prezam pelo tratamento e pela destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos. Além disso, buscam estimular a comunidade a consumir de forma consciente e a aderir a separação dos resíduos.

Aterro Sanitário Municipal
O Aterro Sanitário, licenciado desde 2013, é uma forma de disposição final dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Município. Os resíduos são compactados e confinados em camadas cobertas com material inerte (solo), sob critérios de engenharia e normas operacionais específicas, de modo a evitar danos e riscos à segurança e à saúde pública, além de minimizar os impactos ambientais.

O Aterro Sanitário está localizado na região denominada Siriquite - rodovia MG 482, a qual interliga Viçosa à cidade de Porto Firme. O empreendimento possui uma área aproximada de 15 hectares e está em funcionamento desde 2002.

Parceiros