O SAAE iniciou os estudos para a completa migração digital em seus processos operacionais. Pensando nisso, uma equipe da autarquia esteve na Agência Reguladora Intermunicipal de Serviços de Saneamento, ARIS-MG, para entender como elaborar processos operacionais padrão e realizar fluxo dos mesmos entre os setores, incluindo os consumidores.
Para isso, a Ouvidora da ARIS-MG, Danielle Alvarenga dos Santos, explanou aos servidores algumas formas de iniciar esta transição. Estiveram presentes o Diretor de Planejamento e Saneamento Ambiental, Rua Esteffenson Ferreira; a Chefe da Seção de Proteção de Nascentes, Monitoramento das Bacias e Educação Ambiental; Karen Pereira; a Ouvidora, Natháli Araújo; e o Assessor de Comunicação, Luan Campos.
Durante a reunião, foram discutidos os principais pontos para mapeamento dos processos em sistemas de informação e setores indicados para iniciar a mudança. Atualmente, o SAAE produz um volume expressivo de processos físicos, que, na visão desta gestão da autarquia, representam um custo a ser eliminado com a transição completa digital.
Desde o início do ano, o SAAE já vem parametrizando o sistema de protocolos e processos digitais já contratado junto ao sistema de gestão utilizado. Por isso, nos próximos meses, boa parte destes procedimentos devem passar pela migração do papel para o digital. Isso inclui processos da Seção de Atendimento ao Consumidor que, além de gerar economia de impressões e suprimentos, poderão, com o uso do software, agilizar o atendimento das demandas trazidas pelos consumidores.
Viçosa