A nova gestão municipal, através da Lei Ordinária nº 3.156/2025, implantou mudanças importantes no SAAE Viçosa. A partir de 1º de agosto, a gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana foi efetivamente transferida para a Prefeitura Municipal de Viçosa, isto quer dizer que todas as ações de coleta e transbordo dos resíduos, de varrição e de capina estão sob a gestão do executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Integrados.
Esta modificação abriu espaço para a aprovação e sanção da Lei Municipal nº 3.187/2025, que instituiu uma reforma administrativa no SAAE, que agora passa a cuidar exclusivamente dos serviços relacionados à água e ao esgoto, incluindo o planejamento e a educação ambiental referentes a esses temas.
Esta nova lei criou também a Diretoria de Relações Institucionais, que se junta às diretorias de Manutenção de Água e Esgoto; Planejamento e Saneamento Ambiental; e Administrativa e Financeira. Todas elas estão subordinadas à Diretora Presidente Mausarene Guedes, servidora de carreira do SAAE há mais de 30 anos e que segue à frente do cargo que assumiu em 1º de janeiro.
Lembramos que tais mudanças na prestação de serviços de saneamento básico ainda estão em fase adaptação, uma vez que o objetivo central dessas alterações é atender toda a população viçosense com qualidade e respeito.
Viçosa