IBGE divulga índices de cobertura dos serviços básicos no Brasil
ETE - Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025

Comparando os dados mais recentes com os dos últimos cinco anos, houve um acréscimo de 2,3% na taxa de acesso às redes de esgoto, totalizando 70% de casas contempladas no Brasil.
Foi divulgado que apenas duas a cada 10 moradias não têm acesso à rede de abastecimento de água, enquanto a proporção é ainda menor nos serviços de coleta de lixo: uma a cada 10 casas não recebe esse serviço.
O Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovado no ano de 2020, com o intuito de atualizar a antiga lei do saneamento. Essa legislação já está em vigência, e tem como objetivo cumprir as metas que foram estipuladas.
A principal finalidade dessa legislação é garantir a universalização dos serviços básicos, o que significa o acesso de toda a população a serviços como o de abastecimento de água, coleta de lixo e tratamento de esgoto.
O prazo previsto para cumprimento encerra-se no ano de 2033. Ou seja, em oito anos, 99% da população brasileira deverá ter acesso à água tratada, e 90% deverá ter o esgoto coletado e tratado.
O avanço nos dados divulgados pelo IBGE aponta desenvolvimento nessas estruturas de serviços básicos e um trabalho paralelo ao que prescreve o Marco Legal do Saneamento Básico.
