Saneamento básico - Alguns índices comparativos
ETE - Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

O SINISA (Sistema Nacional de Informações e Saneamento Básico) disponibilizou planilha com dados de 2023, referentes aos serviços básicos de saneamento no Brasil, nos estados e nos respectivos municípios. Conforme essa pesquisa, Viçosa mostra índices superiores aos de Minas Gerais e do Brasil, na maioria dos aspectos.
Por exemplo, no quesito abastecimento de água, enquanto 83,7% da população brasileira possuía acesso e 81,7% dos mineiros eram contemplados com esse serviço, no município de Viçosa, 92,4% dos moradores eram atendidos.
Os dados referentes ao esgotamento sanitário foram mais alarmantes, pois apenas 59,7% dos brasileiros tinham acesso ao sistema de esgotamento sanitário geral, ou seja, possuíam seu esgoto devidamente coletado pelo sistema público de saneamento. Em Minas, o percentual foi de 77,6% da população atendida e, em Viçosa, a parcela populacional alcançada por esses serviços foi de 84,3%.
Porém, quando se fala em tratamento do esgoto, Viçosa trata 1,7% do esgotamento gerado, enquanto Minas 42,5% e o Brasil 49,4%. Nesse quesito, vale lembrar que, já no início de seu funcionamento, a ETE Barrinha (Estação de Tratamento de Esgoto, em fase final de construção no bairro Barrinha), tratará cerca de 60% de todo esgoto gerado no meio urbano de Viçosa.
O serviço de saneamento que apresentou os melhores valores percentuais entre os três objetos de pesquisa foi o da coleta de lixo. Viçosa também se destacou positivamente, com 96% de cobertura, seguida pelo Brasil, com 91,3%, e Minas Gerais, com 90.7% da população atendida.
