Obras de saneamento básico: água e esgoto
ETE - Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026

As obras de saneamento básico contam com diversas estruturas essenciais para garantir os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem pluvial e manejo de resíduos sólidos. Aqui, abordaremos apenas as construções fundamentais para garantir o abastecimento de água e o sistema de esgoto.
Para que ocorra o abastecimento de água potável, é necessário a construção de estruturas já em sua captação, para a retirada de água bruta dos rios, lagos, poços ou mananciais.
A água captada é conduzida para as estações de tratamento de água (ETA’s) através das adutoras, tubulações geralmente subterrâneas. Com a chegada nas ETA’s, a água passa por todas as infraestruturas essenciais para seu devido tratamento físico e químico, até que se torne potável, ou seja, própria para o consumo.
A água tratada é armazenada em reservatórios, de onde é distribuída para os consumidores por meio das redes de distribuição, outro sistema de tubulações subterrâneas.
Nos sistemas de esgotamento sanitário existem, também, estruturas anteriores à estação de tratamento de esgoto (ETE). Após a saída das residências e comércios, todo efluente proveniente de pias, vasos sanitários e chuveiros vai para a rede pública coletora de esgoto, que são tubulações subterrâneas próprias para a condução desses dejetos.
As estações elevatórias são estruturas anteriores às ETE’s, construídas para receber o esgoto (geralmente por gravidade) e bombeá-lo até à estação de tratamento. Nessa, o esgoto passa por etapas de despoluição até o descarte seguro dos efluentes nos cursos d’água.
Vale lembrar que as obras de saneamento são essenciais para universalizar os serviços que asseguram a prevenção de doenças, proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população.
