ETE-Viçosa fecha 2020 com 32,4% das obras concluídas

No próximo dia 28/12/2020, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Viçosa enviarão à Caixa Econômica Federal o 7º e último boletim de medição das obras da ETE-Viçosa, que fechará o ano de 2020 com 32,49% de suas obras concluídas.  As obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa (ETE-Viçosa), foram retomadas em 12 de maio de 2020. Desta data 32,4% das obras já foram concluídas. Diversas etapas foram realizadas durante o ano: construção do reator UASB; leito de secagem; decantador secundário; filtro biológico; tratamento preliminar; terraplanagem; drenagem; cercamento do imóvel e canteiro de obras; linha de recalque; urbanização; estação elevatória de esgoto em linha e casa de controle e laboratório. Somadas, as etapas concluídas totalizaram em torno de R$ 4.207.639,46 (quatro milhões duzentos e sete mil seiscentos e trinta e nove reais e quarenta e seis centavos) já investidos. O aumento da população acarreta um maior volume de esgotos, gerando aumentando na demanda por tratamento e necessidade de ampliação da estação de tratamento. A ETE-Viçosa foi pensada deste modo. A ETE-Viçosa em funcionamento poderá tratar até 160 litros por segundo de esgotos, porém foi projetada para uma possível ampliação da sua capacidade de tratamento para até 240 litros por segundo, com a adição de um novo módulo. O PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL (PTTS/ETE-VIÇOSA) Paralelamente às obras civis, a ETE-Viçosa realiza o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) que tem como objetivo promover a autonomia e o protagonismo social, através de ações diretas e indiretas com a comunidade. Em 2020, foi necessário realizar a replanejar de suas atividades devido a COVID-19, o que impossibilitou ações presenciais com as famílias do entorno, sendo possível atividades informativas. A equipe técnica do PTTS/ETE-Viçosa focou nas ações de comunicação e divulgação, através do site do SAAE e chamadas informativas nas rádios locais e outras diversas mídias de comunicação. O projeto realizou parcerias com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, disponibilizando cartilhas digitais aos alunos do ensino fundamental que informam sobre a importância do esgoto e folhetos distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município relacionando a saúde pública e o esgoto. O intuito da ação foi informar parte da população do município sobre a importância do tratamento de esgoto para a saúde. Além disso, o PTTS/ETE-Viçosa realizou diversas visitas às obras Estação de Tratamento de Esgoto e áreas do entorno realizando a gestão social da obra, fiscalizando e cobrando dos agentes responsáveis por irregularidades que pudessem acarretar algum dano ou acidente à comunidade local, quando identificadas. IMPACTOS POSITIVOS NA ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO DE VIÇOSA As obras da ETE-Viçosa geraram em 2020 impactos positivos no mercado de trabalho de Viçosa e região, com a contratação de equipamentos, suprimentos e matérias primas para as obras. O empreendimento gerou 79 postos de trabalho no pico de suas atividades. A demanda por serviços afetou positivamente a economia municipal. Atualmente a obra conta com 55 pessoas, envolvendo estagiários, auxiliares administrativos e funcionários das empresas contratadas.