Equipe do SAAE e Projeto Social da Ete Barrinha visitam Ete de Itabirito

Equipe do SAAE e Projeto Social da Ete Barrinha visitam Ete de Itabirito

No dia 19 de outubro de 2022, a equipe técnica do SAAE juntamente com a equipe do Projeto Técnico Social da ETE Barrinha realizaram visita técnica ao SAAE de Itabirito. Na ocasião estiveram presentes o diretor presidente, Marcos Nunes, o assessor técnico de engenharia e responsável técnico pelo acompanhamento da obra da ETE Barrinha, João Lucas Ganem, a engenheira ambiental, Francianny Souza, a responsável técnica pelo Projeto Técnico Social da ETE Barrinha, Deyse Melo e a estagiária de serviço social, Sabrina Nardy. A visita teve por objetivo conhecer o funcionamento de uma estação de tratamento de esgoto com sistema semelhante à que está sendo construída em Viçosa. A ETE de Itabirito encontra-se em operação desde 2016 e atualmente é responsável pelo tratamento de aproximadamente 70% dos esgotos gerados no município, com uma vazão média de 80 l/s, constituída pelas seguintes unidades: elevatória, gradeamento, desarenador, peneira rotativa, reator UASB, filtro biológico, decantador secundário e leitos de secagem.Durante a visita foi possível verificar situações construtivas que hoje se tornaram desafios para o SAAE Itabirito, mas que no projeto da ETE Barrinha já estão sendo adotadas novas tecnologias que possibilitarão maior facilidade durante a operação. Além disso, foi verificado pela equipe a infraestrutura do laboratório de monitoramento operacional da ETE e a quantidade de funcionários que trabalham na estação, essas informações serão de suma importância para a quantificação dos materiais e mão de obra que serão necessários para o início da operação da ETE Barrinha.