Retrospectiva ETE Barrinha Destaque

Retrospectiva ETE Barrinha

Destaque

No final da década de 90 o SAAE, em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da UFV, elaboraram o Plano Diretor de Esgotos Sanitários do Município de Viçosa, visando trazer soluções para a coleta dos esgotos domésticos do município. As ações desse Plano foram efetivadas a partir de 1999, com o início da construção de interceptores às margens dos córregos São Bartolomeu e Conceição, por um período de 15 anos, com maioria de recursos próprios da autarquia. A partir de 2004, iniciou-se o planejamento para a construção da Estação de Tratamento de Esgotos da Barrinha. Em 2009 o SAAE foi contemplado com R$ 13.774.713,04, provenientes do Programa PAC 2 do antigo Ministério das Cidades e contaria, a princípio, com mais de R$10 milhões de reais de recursos próprios como contrapartida. Para o alcance deste recurso foi necessário a aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal, processo este que iniciou no ano de 2010 e possibilitou a licitação das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no ano de 2013. As obras da ETE começaram, de fato, no ano de 2014, com prazo previsto de finalização em 540 dias. No entanto, a construção foi paralisada no ano de 2015 por possíveis problemas técnicos relacionados ao projeto.Diante disto, o SAAE e a Prefeitura Municipal de Viçosa optaram pela revisão dos projetos e nova submissão à Caixa Econômica Federal, processo este finalizado no ano de 2019.Em março de 2020, após novos processos licitatórios, foram retomadas as obras da ETE Barrinha, sob gestão das empresas Perfil Engenharia Ltda, sediada em Belo Horizonte - MG, responsável pelas obras de construção; e a empresa Fraga Marques Engenharia Ltda, sediada em Muriaé - MG, responsável pelo gerenciamento e pela fiscalização da execução das obras. Devido à necessidade da readequação de valores e planilhas, em maio de 2021 o ritmo das obras foi desacelerado até fevereiro de 2022, retornando ao seu ritmo normal em março desse ano. Desde então, as obras já empregaram um total de 57 funcionários em Viçosa, através da empresa Perfil e demais terceirizadas e, atualmente, contam 58 colaboradores, sendo 50 do município.Atualmente o projeto de implantação da ETE está orçado em R$ 30.989.382,47 (trinta milhões novecentos e oitenta e nove mil, trezentos e oitenta e dois reais e quarenta e sete centavos), sendo que, deste total, o município de Viçosa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto — SAAE, arcará com todo o excedente do valor proveniente do Governo Federal.Uma das exigências para a contemplação dos recursos não reembolsáveis é a existência de um Projeto Social durante as obras e início de funcionamento da ETE. Tanto na primeira, quanto na segunda fase da construção, a equipe do Projeto Social atua direta e indiretamente com as famílias do entorno imediato, realizando mensalmente a Gestão Social da Obra e atividades de informação e divulgação para a população viçosense; além de fazer os levantamentos socioeconômicos e ambientais das comunidades do entorno.