






O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras



Viçosa, domingo, 14 de dezembro de 2025
0800 000 4109
Atendimento: Seg. à Sex. das 08:00hs às 16:30hs
Notícias por Categoria
Em 2025, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados de uma pesquisa referente aos serviços básicos em domicílios brasileiros, apontando avanço nos dados.
Comparando os dados mais recentes com os dos últimos cinco anos, houve um acréscimo de 2,3% na taxa de acesso às redes de esgoto, totalizando 70% de casas contempladas no Brasil.
Foi divulgado que apenas duas a cada 10 moradias não têm acesso à rede de abastecimento de água, enquanto a proporção é ainda menor nos serviços de coleta de lixo: uma a cada 10 casas não recebe esse serviço.
O Marco Legal do Saneamento Básico foi aprovado no ano de 2020, com o intuito de atualizar a antiga lei do saneamento. Essa legislação já está em vigência, e tem como objetivo cumprir as metas que foram estipuladas.
A principal finalidade dessa legislação é garantir a universalização dos serviços básicos, o que significa o acesso de toda a população a serviços como o de abastecimento de água, coleta de lixo e tratamento de esgoto.
O prazo previsto para cumprimento encerra-se no ano de 2033. Ou seja, em oito anos, 99% da população brasileira deverá ter acesso à água tratada, e 90% deverá ter o esgoto coletado e tratado.
O avanço nos dados divulgados pelo IBGE aponta desenvolvimento nessas estruturas de serviços básicos e um trabalho paralelo ao que prescreve o Marco Legal do Saneamento Básico.